06 outubro 2016

Por que tietagem é predominantemente associada a mulheres?


Porque historicamente somos invisibilizadas. É uma forma indireta de participar da experiência masculina com os holofotes, sobretudo por meio do interesse sexual. Como se a nossa objetificação pudesse comprar um poder ao qual não temos acesso originalmente.


É isso que fazemos o tempo inteiro com cantores, atores, políticos e até com meia dúzia de esquerdomachos idiotas fofinhos que escrevem umas coisas legaizinhas no Facebook: nos secundarizamos. Colocamos nosso sexo à disposição. Afirmamos o poder deles sobre nós conforme idolatramos, não nos importanto que tipo de homem eles são no cotidiano, se são abusadores, se humilham mulheres com quem se relacionaram, se são pais ausentes, se exploram o trabalho dos outros, se estão envolvidos com esquemas sujos... Dia desses eu estava no show de uma banda de amigos e uma menina queria porque queria invadir o palco pra dançar com o vocalista, fez diversas manobras, expôs-se até não poder mais.
Eu sei que muitas vezes brincamos com figuras como Haddad, Molon, Freixo, Padre Fabio de Melo, que muitas vezes é apenas isso mesmo, brincadeira. Mas é bom não nos esquecermos de que são homens, de que exercem privilégios que lhes foram socialmente concedidos. Quantos desses vocês acreditam que se utilizam da fama para se divertir com a hierarquia de gênero? Quantos se gabam por existir uma fila de corpos femininos - porque a maioria só enxerga corpos - à disposição? Eu conheço um monte, um monte, UM MONTE. Somos um parque de diversões para eles. Nem precisa ser tão famoso para se achar no direito de tirar proveito sexual e emocional da fama em cima da nossa inferiorização. E nos julgamos mais poderosas porque nos entendemos "escolhidas". A ponto de, quando pipoca alguma denúncia sobre assédio, estupro, violência doméstica, nos dividirmos, passando pano para eles, concedendo-lhes o benefício da dúvida em detrimento da palavra feminina. Se eu denunciar uns três agora, você acreditará na minha palavra? Vai abrir mão da sua tietagem? Caso vocês flertem, vai deixar de dar mole? Vai abdicar de um jogo com alguém que tem algum poder, mas cujo caráter seja duvidoso? Ou vai fingir que nada aconteceu e se achar o máximo porque ele te quis?
Não somos especiais para esses caras, ok? Enquanto alimentarmos esse ciclo, cada uma será sempre mais uma. Pensei aí, puxe mentalmente quantos você conhece e até idolatra, principalmente os do baixo clero, aquele fulaninho que é liderança no grupo X que você frequenta, para o qual todas as mulheres perdem a linha. Procure saber e não se surpreenda se descobrir que se trata de um lixo de pessoa. Acho, só acho, que está na hora de pararmos de dar poder a essa indústria de galãs, de tirar visibilidade da nossa conta e servir como papinha para quem foi socializado para nos pisar."


Maria Gabriela Saldanha