30 outubro 2016

"É necessário reconhecer: fomos derrotados! Não adianta esbravejar contra injustiças. Vociferar o tempo todo obedece à lógica do sintoma: uma compulsão à repetição no compartilhamento de matérias. Essa espécie de denúncia por compartilhamento acaba concedendo uma forma sempre igual aos mais terríveis acontecimentos. E a FORMA não é algo trivial - ela é parte essencial do pensamento. Nessa forma sempre igual, vamos naturalizando a barbárie, tornando-a rotineira, usual. Nossas forças vão minguando com a avalanche diária de notícias absurdas que passam diante dos olhos. A esteira do facebook opera como a esteira de fábrica, e os posts passam a se equiparar. Levamos choques, curtimos alguns posts, reagimos rapidamente a outros, mas ficamos aqui, amarrados nesse labirinto infindável de notícias, sem que consigamos carregar muito desse mundo para outros lugares. Quando conseguimos materializar nossa indignação, despertada por algo grave, isso parece ser efêmero - logo aparece outra coisa terrível para substituir a anterior. E assim caminhamos entre os escombros que passam a se equivaler no rodar dessa engrenagem.
Em suma: vou sair por algumas semanas - ganhar forças em outros lugares para lutar de outras formas. As minhas denúncias e lamentos diários e os da minha TL não têm me levado muito longe nesses últimos tempos.
Adorei as mensagens de aniversário - também recebemos coisas muito boas nesse lugar: o encontro inesperado com pessoas muito especiais.
Até breve!"

Alessandra Martins