29 setembro 2014

"O PT venceu como experiência política partidária, não estou falando apenas de vitória eleitoral, estou falando de balizamento dos rumos da política institucional do país, seja ela à esquerda ou à direita. Mesmo a oposição ao PT não consegue desconsiderar que Luciana Genro, Eduardo Jorge e Marina ( essa última menos à esquerda que os outros) são produtos do processo político que constituiu o partido dos trabalhadores e de dissidências surgidas no seu interior, fosse em relação à causa ambiental ou a não adesão ao pacto conservador feito com banqueiros, agronegócio, empreiteiras e toda sorte de caciques políticos parasitários para viabilizar reformas sociais, como diz um dos jargões dos governista.
Impossível pensar , por exemplo, o PSOl sem a existência do PT, uma vez que ele foi o partido onde foram desaguar boa parte dos quadros políticos mais combativos e seriamente comprometidos com as pautas de esquerda depois da eleição do Lula, quando o PT mostrou que não havia mais espaço para dissidências internas anti-governista. Por isso, eu acho graça quando alguém como Andre Singer diz que há possibilidade de forçar mudanças no interior do partido sem que se precise criar alternativas a ele ou fazer oposição extra-partidária.
De outro lado, é impossível pensar a existência política do Everaldo e congêneres, por exemplo, sem a incorporação do PSC à base aliada do governo e o modo como a teologia da prosperidade se apropriou do crescimento econômico da classe C para se fortalecer financeira e politicamente, conseguindo inclusive barganhar com o governo todas as suas pautas reacionárias e clientelistas.
Impossível pensar Kátia Abreu e Boaventura de Sousa Santos pedindo voto para o mesmo partido sem a existência do PT ( Esse último escreveu um dos textos mais críticos e lúcidos de um apoiador do partido em relação ao limites da política petista e a outra sendo apoiada de maneira vergonhosa pela presidente no horário eleitoral).
O PT venceu, venceu inclusive a si mesmo, venceu a oportunidade histórica de transformar 70 por cento de aprovação popular em alguma coisa mais democrática do que lei anti-terror, alinhamento com interesses de empreiteiras que financiaram o golpe militar e conivência das mais escandalosas ( essa parte quem diz é o Boaventura e não eu) com o assassinato de líderes indígenas e quilombolas, através do financiamento de grupos mafiosos do setor da criação de gado e grilagem de terra.
O PT venceu porque alimenta tudo isso com a chantagem repetida ao infinito de "ruim com ele pior sem ele". O engraçado é que isso só vale para esquerda porque a direita, cujos privilégios são religiosamente respeitados pelo governo petista e até fomentados, não teria pudor nenhum em vencer o PT caso haja uma brecha para isso.
Sonho com o dia em que a vitória sobre o PT não estará única e exclusivamente nas mãos da direita e a esquerda possa dizer que venceu o petismo como única forma viável de se mudar alguma coisa na política institucional do país."

Kigenes Simas - Facebook