31 agosto 2014

PEQUENA NOTA SOBRE POLÍTICA E RELIGIÃO - Ricardo Lisias

"Amigos, depois da vulgaridade chantagista desse tal Malafaia e da covardia eleitoreira de Marina, andei lendo algumas confusões por aqui e queria dizer que

- evangélicos não são protestantes...

O protestantismo é um fenômeno histórico (e religioso) que surge com a Reforma de Martinho Lutero no século XVI. Derivados dela estão denominações como "presbiterianos", "batistas", "metodistas" e algumas outras. Para ser um pastor presbiteriano por exemplo é preciso passar por um seminário, estudar e compreender uma série de questões. Você pode frequentar uma igreja protestante sem absolutamente nenhuma vez colocar a mão no bolso.

Os assim chamados evangélicos aparecem em um fenômeno recente, cuja história todos nós conhecemos, pois muitas "igrejas" evangélicas têm menos idade que bastante gente por aqui. 

Com relação a comportamentos e sexualidade, acho que nenhuma religião é exatamente progressista, mas já vi muito comportamento bastante avançado por parte de protestantes. Com exceção de mim mesmo, minha família é inteira protestante - meu avô era pastor presbiteriano, além de professor de inglês - e eu nunca ouvi nenhum tipo de discurso homofóbico. Bem como eu mesmo já vi no interior de igrejas protestantes travestis e eles eram tratados como qualquer outra pessoa.

Nós entramos em tempos obscuros, ou melhor, nem sei se saímos deles. E um cuidado adicional nesses momentos é acertar o discurso. Além da obscuridade, agora também parece que vozes vulgares e deselegantes assumiram grande poder. Não é possível, parece que só piora.

Aguardo todos na Bienal do livro hoje às 16 horas. Bom dia a nós tudo."