31 agosto 2014


A virada à esquerda vem das ruas - por Giuseppe Cocco

Vocês lembram que as grandes críticas que vinham pela "esquerda" ao 15M diziam que era incapaz de produzir alternativa durável, que tinha aberto caminho à direita.

Independentemente do que achamos de Podemos e Guanyem, estão lá e mostram duas coisas bem interessantes para o Brasil também:

a - que a "esquerda" (de governo) tem um oportunismo tão oportunista que nem sei como fazem para se olhar no espelho: passaram um ano a chamar o movimento de junho de "coxinha" ...insinuando que não é de "esquerda:", como se eles não governassem COM a direita extrema que governa o Rio e pela "Nova classe média". Só sabem cobrar posições de esquerda nos outros, parece que eles são imunes por milagre dessa cobrança.

b - essa imunidade na realidade lhe oferecida de bandeja por uma direita raivosa - bem representada pela mídia oriunda da ditadura - que permite a sobrevivência de uma polarização falsa e que junho mostrou ser mais extenuada do que o governismo pensava.

Não adianta agora procurar as contradições da candidatura Marina e seus apoios na direita, como se o PT ñ governasse com Sarney, Maluff, Paes ..e Eike Batista (que agora todo o mundo esqueceu, coitado dele) como se não tivesse promovido a projeto o discurso da nova classe média, como se o Ministro da Justiça não tivesse ficado calado ou até apoiado uma operação repressiva que no Rio coloca no rol do inquérito 73 coletivos (de que adianta decretar participação se não se defende seus processos constituinte?!).

Nem passou um ano, e junho de 2013 já vai desempenhar um papel nas urnas e fora delas. Confusamente, óbvio. Mas já está dando um tchauzinho para a candidatura tucana e seus choques.

O fato é que mesmo antes dos processos de invenção institucional que esse movimento - que continua vivo, bem vivo - determinará, ele já desempenha um papel - entre abstenção e explicitação da falsa polarização - decisivo nas eleições de junho, empurrando para a mudança e lembrando que a única virada pela esquerda vem mesmo das ruas, só pode vir das ruas e da PAZ que o povo precisa para viver!